Pular para o conteúdo principal

BC destaca crédito e nega medo de bolha imobiliária

Diretor do Banco Central observou que o sistema financeiro brasileiro é sólido, com capitalização média de 16,3% pelo Índice de Basileia.
Informação é do diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Luiz Mendes
Rio de Janeiro - O diretor de Política Monetária do Banco Central, Aldo Mendes, disse não ver risco de bolha imobiliária no país. "O crédito vem crescendo de forma sustentável e não me traz preocupação com bolha", disse. Mendes afirmou que a forma como o crédito é concedido no Brasil faz com que não haja riscos, explicando que a figura da securitização, que teria culminado da crise de 2008 nos Estados Unidos, é extremamente incipiente no país."Na medida em que (a securitização avançar no Brasil), isso será feito com segurança. O aprendizado dos outros países contribuirá para que tenhamos uma regulação de securitização bastante prudente", declarou em seminário sobre a crise global realizado nesta sexta-feira pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) na sede da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro (Firjan).
Sistema financeiro
Mendes observou que o sistema financeiro brasileiro é sólido, com capitalização média de 16,3% pelo Índice de Basileia. Para o diretor, o rebaixamento de bancos brasileiros pela agência classificadora de risco Moodys, anunciado na quarta-feira à noite, foi um "ajuste técnico" e não impacta a capacidade de "funding" das instituições.
Na palestra, Mendes apresentou dados de comparação internacional para mostrar que os bancos brasileiros apresentam solidez superior aos de outros países e destacou que o BC exige capitalização de 11%, enquanto as regras de Basileia preveem 8%. "Temos nível de capital acima do internacional, além de rigorosas regras de provisionamento, com liquidez acima do mínimo necessário", afirmou.
Segundo o diretor do BC, a autoridade monetária "roda" testes de estresse e sempre vê resultados positivos. O rebaixamento dos bancos pela Moody's, portanto, foi técnico. "Eles mudaram o padrão de mensuração, que agora diz que não dá para o rating ser muito maior do que o soberano. E nossos bancos estavam bem acima (do risco soberano), porque de fato têm bons e sólidos fundamentos", acrescentou.
Câmbio
Mendes comentou que o Brasil não tem metas fixadas para a taxa de câmbio. "Não existe qualquer taxa especifica ou banda de câmbio perseguida pelo Banco Central", disse, ao ser questionado se a instituição estaria abandonando o regime de câmbio flutuante, devido a suas atuações no mercado.
De acordo com ele, a atuação do BC mira as condição de funcionamento do mercado, como a boa condição de liquidez e a busca de que a volatilidade não seja elevada. "Estaremos fora ou dentro do mercado dependendo da liquidez", declarou. Mendes explicou que o BC entrará como comprador onde houver excesso de entrada de dólar: no mercado spot ou no de derivativos.
O diretor disse que a volatilidade é ruim para empresas que têm pagamentos ou recebimentos em dólar e acrescentou que a ideia da atuação do Banco Central é tornar o mercado "mais redondo". Ele reforçou ainda que a instituição continua com "compromisso estrito" com a meta de inflação e que o país deve seguir com a política fiscal baseada na lei de responsabilidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Búzios - Rio de Janeiro

  Búzios: um pedacinho do Mediterrâneo no Brasil Se você está procurando um destino de praia charmoso, encantador e animado, Búzios é a escolha perfeita. Localizada na Região dos Lagos, a cerca de 160 km do Rio de Janeiro, Búzios é uma península que abriga mais de 20 praias de diferentes formatos e estilos, que podem ser visitadas o ano inteiro. Búzios, ficou famosa no mundo todo depois da visita da atriz francesa Brigitte Bardot, que se encantou com o vilarejo de pescadores na década de 60. Hoje, Búzios preserva o casario baixo e o clima bucólico, mas também oferece uma infraestrutura turística de qualidade, com pousadas-boutique, restaurantes sofisticados e uma vida noturna agitada. Búzios é um destino para todos os gostos e bolsos. Você pode se hospedar no centro histórico, onde fica a famosa Rua das Pedras, com suas lojas, bares e galerias de arte, ou em algum dos bairros mais tranquilos e cercados de verde ou com vista mar, como Ferradura, Geribá ou João Fernandes. Você também po

Conheça o Campo de Golf - O Golf Olímpico da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro - Brasil

O Campo de Golf e Olímpico foi inaugurado no dia 22 de novembro de 2015 pelo prefeito carioca Eduardo Paes. Erguido em uma área de proteção ambiental, o campo tem uma área de 970 mil m², possui capacidade para 15 mil espectadores O projeto do campo de golfe foi feito pelo arquiteto norte-americano Gil Hanse, fundador da empresa Hanse Golf Course Design.[4][5] Já o projeto arquitetônico do Club House foi escolhido através de um concurso nacional, promovido pelo Comitê Rio 2016 e pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), que foi vencido pelos arquitetos Pedro Évora e Pedro Rivera, sócios do escritório carioca Rua Arquitetos.[6][7] Em agosto de 2016, o Campo de Golfe Olímpico recebeu da Golf Digest, a mais importante publicação sobre golfe no mundo, o prêmio Green Star Award 2016, dado aos campos que se destacam em termos de proteção ambiental. No caso do gramado carioca, o prêmio foi dado como reconhecimento do seguimento de rígidos parâmetros ambientais durante sua construção, q

Golf Olímpico - A Região mais desejada e valorizada da Barra da Tijuca - Rio de Janeiro -Brasil

A região do Golf Olimpico hoje é uma das áreas mais valorizadas e desejadas da Barra da Tijuca no Rio de Janeiro, de frente parao mar e o Campo de Golf Olimpico. Foi neste lugar que a construtora Patrimr resolveu lançar uma empreendimento imobiliário de mais alto padrão da Região. Veja tudo que tem por perto do novo residencial Oceana Golf Sede do Golf Course • 2 min. de carro • 450m Vogue Square • 3 min. de carro • 1,2km Rio Design Barra • 4 min. de carro • 2,1 km Escola Britânica - The British School • 7 min. de carro • 2,2km Casa Shopping • 7 min. de carro • 5,4km Barra Shopping • 7 min. de carro • 5,6 km Escola Carolina Patrício • 8 min. de carro • 3,6km Hospital Vitória / Américas • 8 min. de carro • 5,2km Hospital Unimed • 8 min. de carro • 5,2km Centro Empresarial Barra Shopping • 8 min. de carro • 5,8km Village Mall • 8 min. de carro • 6 km Eco Balsas (acesso exclusivo à praia) • 8 min. de carro • 6,3km Centro Empresarial Mario Henrique Simonsem •